EUA divulgam novos arquivos sobre OVNIs com relatos de esferas verdes e discos voadores
EUA registram domínio 'alien.gov' após Trump mandar divulgar arquivos de supostos ETsEUA registram domínio 'alien.gov' após Trump mandar divulgar arquivos de supostos ETs
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (22) um novo lote de arquivos sobre supostos avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs). Os documentos incluem relatos de pessoas que disseram ter visto esferas verdes, discos e bolas de fogo misteriosas.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O presidente Donald Trump discursa antes de assinar uma proclamação no Salão Oval da Casa Branca, na terça-feira, 5 de maio de 2026, em Washington
AP/Jacquelyn Martin
O primeiro pacote de arquivos já tinha sido divulgado em 8 de maio, por ordem do presidente dos EUA, Donald Trump. A divulgação faz parte de um processo iniciado nos anos 1970 para tornar públicos documentos do governo americano sobre objetos voadores não identificados.
➡️ Lembrando que um OVNI ou objeto visto durante um UAP não significa necessariamente a presença de vida extraterrestre. A nomenclatura significa que não foi possível identificar a origem, e que não é possível determinar uma explicação plausível para aquilo.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que os documentos, fotos e vídeos do que oficialmente são chamados de “fenômenos anômalos não identificados” alimentaram especulações por muito tempo.
“Está na hora de o povo americano ver isso por si mesmo”, disse ele em comunicado.
Um dos 222 arquivos divulgados nesta sexta-feira contém 116 páginas de documentação relacionadas a uma série de avistamentos e investigações em uma instalação ultrassecreta em Sandia, no estado do Novo México, entre 1948 e 1950.
“Este arquivo contém 209 relatos de ‘orbes verdes’, ‘discos’ e ‘bolas de fogo’ vistos nas proximidades da base militar”, informou o Departamento de Defesa.
Especialistas afirmaram que o primeiro lote incluía novos vídeos de avistamentos já conhecidos, mas não apresentou provas conclusivas de tecnologia alienígena ou vida extraterrestre.
Divulgação de documentos de OVNIs
As publicações dos documentos ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter ordenado, em fevereiro, a publicação de documentos federais sobre vida alienígena. Na época, Trump disse que instruiu seu governo a divulgar materiais sobre "vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs)".
"Os materiais arquivados se referem a casos não resolvidos, o que significa que o governo não é capaz de determinar de forma definitiva a natureza dos fenômenos observados. (...) O Departamento de Guerra incentiva a aplicação de análises, informações e expertise do setor privado, e continuará a produzir relatórios separados sobre casos de UAP resolvidos", afirmou o Departamento de Guerra dos EUA.
Em maio, um site específico foi criado para hospedar arquivos sobre "Fenômenos Anômalos Não Identificados" (UAP, na sigla em inglês), afirmou o Departamento de Guerra em nota.
No comunicado sobre a divulgação dos documentos, o Departamento de Guerra dos EUA aproveitou para dizer que o governo Trump "promove uma transparência sem precedentes" sobre os UAP e, em tom conspiratório, acusou gestões passadas de "buscarem descreditar e dissuadir o povo americano".
*Com informações da Reuters